sábado, 4 de janeiro de 2014

Onde estamos localizados na Via Láctea?

Você já deve ter ouvido falar que nosso planeta e o sistema solar em geral estão localizados na periferia da grande Via Láctea, a nossa galáxia.



Claro que morar no centro, ou em regiões próximas ao centro da Via Láctea, é praticamente impossível para os humanos, uma vez que o entorno central da galáxia está sob forte influência de um buraco negro supermassivo.
Estamos em um ‘pequeno’ braço espiral da galáxia, denominado Braço Local, que está localizado entre dois braços maiores.
No entanto, esse braço é maior e ‘mais importante’ do que o imaginado, segundo uma equipe de astrônomos liderada por Alberto Sanna, do Instituto Max Planck de Radioastronomia, na Alemanha.
De acordo com o novo estudo, o nosso Braço Local não é somente uma ramificação, mas sim um tipo de espora de um braço maior.
Como estamos dentro dela, determinar a estrutura da Via Láctea é um problema antigo. Para isso, os pesquisadores devem medir precisamente as distância entre os corpos na própria galáxia, o que quase sempre resulta em dados incertos.
Desse modo, apesar de ser haver um consenso entre os cientistas de que nossa galáxia é espiral, há muitos debates a respeito da sua quantidade de braços, bem como suas dimensões e distribuição.
Sanna e sua equipe utilizaram a rede de radiotelescópios denominada VLBA visando diminuir as incertezas das medições através da trigonometria para determinar distâncias entre corpos de diferentes regiões da Via Láctea.
Após 4 anos coletando dados, os pesquisadores concluíram que o Braço Local é um dos principais de Sagitário e Perseu.

“Com base na distância e movimento espacial, descobrimos que nosso Braço Local é uma estrutura importante, talvez um ramo do braço de Perseu ou, possivelmente, um segmento de braço independente,” defende Sanna.












Nenhum comentário:

Postar um comentário