sábado, 4 de janeiro de 2014

Até 2.000 buracos negros podem estar cercando a Via Láctea

Simulações computadorizadas sugerem que existem entre 70 e 2.000 buracos negros rodeando a Via Láctea

Vagando despidos ou em mantos esfarrapados de matéria escura, até 2.000 buracos negros podem ter construído suas casas na vizinhança da Via Láctea. Essa é a previsão de novas simulações computacionais, que analisaram a forma como nossa galáxia cresceu através de fusões com galáxias menores.
A teoria diz que todas as galáxias possuem um buraco negro em seu centro. Conforme as galáxias se fundem, seus buracos negros centrais se unem também, construindo um buraco negro supermassivo com milhões ou bilhões de vezes a massa do Sol.



Mas essas colisões entre buracos negros criam ondas gravitacionais, que podem expulsar um buraco negro recém-fundido para fora de sua galáxia hospedeira, no caso, a Via Láctea.
a Universidade da Califórnia, nos EUA, fizeram simulações que mostram entre 70 e 2.000 eventos como esse, dependendo das propriedades dos objetos que se colidiram.

Alguns podem ter sido despidos, enquanto outros podem ter levado consigo um conjunto de estrelas e matéria escura, disse Avi Loeb, da Universidade de Harvard, que propôs uma ideia similar. Apesar de fracos, esses aglomerados estelares podem ser vistos com nossos telescópios atuais ou melhores. Encontrá-los pode nos dizer mais sobre o crescimento dos buracos negros supermassivos e sobre a evolução da Via Láctea

Nenhum comentário:

Postar um comentário