A teoria da relatividade geral de Einstein prevê que objetos muito massivos retardam o fluxo do tempo, e também encolham distâncias. Nada melhor para testar isso do que o objeto mais massivo e denso do universo, com uma massa de aproximadamente 4 bilhões de sois.
“Hoje, Einstein está em cada iPhone fabricado, pois o sistema GPS não funcionaria sem a sua teoria”, disse Leo Meyer, pesquisador da equipe de Ghez e principal autor do estudo. ”O que nós queremos saber é, se o seu telefone também pode funcionar tão perto de um buraco negro. A estrela recém-descoberta nos coloca em posição de responder a essa questão no futuro.”
“O fato de que podemos encontrar estrelas que estão tão perto do buraco negro é fenomenal”, disse Ghez. ”Agora é um jogo totalmente novo, onde podemos entender como os buracos negros crescem ao longo do tempo, o seu papel no centro das galáxias, e se a teoria de Einstein é válida perto de um buraco negro.”
“Isso não deve ser um lugar onde as estrelas se sentem particularmente bem”, acrescentou. ”Mas, surpreendentemente, parece que os buracos negros não são tão hostis a estrelas como foi especulado anteriormente.”
As duas estrelas possuem uma órbita elíptica, e durante sua maior aproximação, seu movimento deverá ser afetado pela curvatura do espaço-tempo previsto pela relatividade geral.
S0-2, que é 15 vezes mais brilhante do que S0-102, vai passar por sua maior aproximação do buraco negro em 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário